terça-feira, 4 de maio de 2010

Livros de História e livros de estórias

Resolvi mandar o curriculo para um Atelier de Arquitectura. Se eu sei desenhar casas? Não. Se eu faço a mais pequena ideia de como se constrói um plano urbanistico com cabeça, tronco e membros? Sei lá!
Mas se há tanta boa alminha que escreve livros "de História", "biografias" de monarcas e coisas que tais, porque é que eu não posso, sei lá, ir ao Tribunal defender alguém? Lá porque tenho o curso de História, porque não posso ir para a profissão que me dá na telha? Não entendo.

Atenção. Eu leio qualquer coisa - desde que seja honesta. Exemplo? "A Papisa Joana", é um ROMANCE que utiliza uma figura que existiu; mas a estória que lá vem é absolutamente inventada. E isso está lá dito, ninguém pode dizer que vai ao engano.

Agora, quando me tentam espetar com livros escritos por pessoas que não fazem a menor ideia do que é a História, isso não. E depois é uma alegria digna de José Mattoso, porque tanto escrevem sobre rainhas do śeculo XV como rainhas do século XX!

1 comentário: